Pare de fumar, mantenha-se sociável: como lidar com cenários sociais tentadores

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Quando você deixa de fumar, as situações mais difíceis e tentadoras podem ser quando você está socializando. Mas agora, mais do que nunca, é muito importante manter-se social e sair por aí. Você não deve sentir que precisa se isolar só porque parou de fumar.

Saber o que desencadeia a vontade de fumar em situações sociais pode ajudá-lo a planejar maneiras de resistir.

Aqui estão algumas dicas importantes para ajudá-lo a lidar com a tentação de fumar, para que você possa viver sua nova vida sem o fumo da melhor maneira.

Dicas para resistir às tentações sociais de fumar:

Evite álcool nas primeiras semanas ou até que a vontade de fumar não seja tão intensa.

Conte para as pessoas que você está tentando parar de fumar para que elas possam te apoiar.

Peça as pessoas para não lhe oferecerem cigarros

Mantenha as mãos ocupadas, segure e tome uma bebida com um canudo.

Não fique tentado a pensar que você pode simplesmente fumar “só um”.

Se você sair, peça a um amigo que possa ajudar a mantê-lo motivado.

Alterne os seus entornos, vá a lugares que você sabe que não será tentado a fumar.

Evite o álcool e deixe de beber

Todos sabemos que o consumo de álcool diminui as inibições e afeta o julgamento. Então, quando você estiver nos estágios iniciais de parar de fumar tente evitar a bebida. Se você for encontrar com os amigos, peça a eles que o ajudem, não fumando na sua frente para que você não se sinta tentado a fumar!

Peça ao seu amigo fumante que ele seja seu amigo de parada

Fumar no trabalho pode ser uma ocasião altamente social, você provavelmente tem horários designados em que normalmente sai para fumar com seus colegas. Se você está comprometido a parar de fumar, peça aos seus amigos que tentem parar de fumar com você. Se vocês estiverem engajados nisso juntos, o processo parecerá um pouco mais fácil.

Dê um passo de cada vez

Parar de fumar é uma conquista incrível, mas não exerça muita pressão sobre si mesmo. Se você sabe que terá um evento que pode ser particularmente difícil de passar, pense nos cenários que podem surgir nos quais você irá desejar fumar e tente evitá-los, por exemplo, ficando em áreas onde não é permitido fumar e pratique dizendo: “não, obrigado, eu não fumo”, caso alguém lhe ofereça um cigarro, é uma sensação incrível.

Dê boas-vindas a novos lugares e rostos

Reserve um tempo para se recompensar por iniciar sua jornada contra o cigarro. Visite novos lugares ou inicie um hobby que você sempre manteve em segundo plano. Você terá muito mais energia agora que não está fumando, e é bom começar a criar hábitos novos e saudáveis que não são associados ao fumo, para se manter no caminho e se sentir bem. Faça uma lista de todos os lugares que você gostaria de visitar e planeje pequenas viagens.

É totalmente normal sentir fissura quando você deixa de fumar, especialmente em cenários sociais, mas esses momentos serão passageiros. Lembre-se de sua motivação e use-a para obter a força de vontade que precisa. Você chegou até aqui, continue, com o tempo ficará cada vez mais fácil.

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Manter-se no caminho

Linha do tempo de parar de fumar.

Seja no seu primeiro dia ou no dia 107 de sua jornada contra o cigarro, é importante saber de alguns marcos notáveis sobre parar de fumar, que irão te dar um incentivo a mais e ajudar a potencializar sua força de vontade.

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